A creatina, nada mais é, do que uma substância composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Onde a encontramos? No nosso corpo!
Isso mesmo, a partir da ingestão de carnes vermelhas e peixes, a creatina se torna presente nas fibras musculares e no cérebro. Naturalmente, é sintetizada no fígado e pâncreas. Porém, a quantidade fornecida pelo consumo dos alimentos é pequena, quando comparada com a quantidade que o corpo precisa para a prática de exercícios mais intensos.
Por isso, a suplementação é necessária, já que seria preciso consumir 1 quilo de carne por dia, para conseguir a dose de creatina recomendada, que é 5g.
Como a substância age no organismo?
Como a creatina fornece energia ao corpo, a substância se envolve nos processos de síntese e ressíntese do armazenamento de energia (ATP). Quando os músculos ficam saturados de creatina, o excesso é eliminado através da urina. Por conta disso, que o consumo de água é tão importante.
Além disso, atua na diminuição dos danos musculares, pois reduz a fadiga. Assim, aumenta a intensidade do treino, contribuindo com a hipertrofia muscular.
Em um breve resumo, a ingestão de creatina proporciona o aumento de força e ganho de massa muscular.
Quais os benefícios da creatina?
Considerada o suplemento que apresenta os melhores resultados, sejam estéticos ou em relação ao desempenho físico, a creatina não apresenta calorias, portanto, não engorda. Mas, por aumentar a massa magra e por reter líquidos no músculo, provoca o inchaço nessa parte, o que pode ocasionar o ganho de peso. Lembrando que esse aumento de peso não está relacionado ao aumento de gordura. Ou seja:
- Aumenta a massa muscular.
- Melhora o desempenho durante a prática de exercícios mais intensos e de curta duração.
- Promove a rápida recuperação da fibra muscular.
E os efeitos colaterais?
Sabe aquele ditado “tudo o que é consumido em excesso faz mal”? Então, com a creatina não é diferente. Se o consumo não for moderado, pode causar alguns danos para o organismo, mais especificamente para os rins e fígado.
Vale lembrar que, a substância é muito estudada pela comunidade científica e sempre destacada como um suplemento seguro.
Como e quanto devo tomar por dia?
Como mencionado, a substância deve ser consumida com moderação. Não é indicado ingerir mais que 5g por dia – equivalente a uma colher de chá. Seu uso não precisa ser ciclado, portanto, pode ser ingerida por tempo indeterminado, que seus benefícios serão os mesmos.
O horário em que ela será usada é indiferente, pois sua funcionalidade se baseia na quantidade presente no corpo. Antes ou após o treino, o resultado não será diferente.
Mas não se esqueça, antes de iniciar o uso de qualquer substância, mesmo que natural, vale consultar um nutricionista ou especialista na área, para tirar todas as dúvidas e fazer o uso corretamente.
Vai pegar pesado no treino? A ProSaúde conta com os melhores produtos para auxiliar a prática física, inclusive a creatina. Acesse a loja virtual da ProSaúde e garanta os melhores produtos!
Fontes: Hipertrofia, Creatinas.